domingo, 9 de março de 2008

Uma questão de educação

Sempre me parte o coração quando vejo alguém jogando lixo na rua. Eu fico na dúvida se deveria repreender ou não, afinal de contas quem sou eu para tal.

Essa falta de educação tremenda ativa em mim uma questão que eu poderia pensar por horas a fio: de quem é a responsabilidade de ensinar a simples tarefa de que lugar do lixo é no lixo?

Eu lembro que quando eu era criança, o governo fez algumas campanhas que passavam na tevê. Esse é um papel do Estado, afinal de contas eles deveriam zelar pela educação do povo. Cada município poderia ter um programa padrão, para manter as cidades limpas, mas sabemos que isso não ocorre, entretanto deveria.

As escolas também têm o papel de ensinar isso às crianças, é algo tão simples, que se ensinado com carinho, elas acabarão sendo as defensoras da boa educação. Onde eu estudei tivemos esse tipo de ensinamento.

O último, mas não menos importante fundamento deste tripé é a constante vigilância dos pais para que o bom comportamento de não sujar a cidade seja cumprido. E a má educação não se restringe a classes sociais, eu já vi todo tipo de gente jogar lixo na rua, até colegas de faculdade, o que realmente me entristece.

Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa, você relatou algo que vira e mexe acontece comigo também. Eu guardo vários lixos na minha mochila, tudo para evitar de suja a cidade, enquanto vejo pessoas jogando latinhas, papéis, sacos plásticos e muito mais nas ruas sem dó e nem piedade, sem pesar nem um pouquinho na consciência, isso que me irrita mais. Joga com aquela naturalidade.Às vezes, me pego na mesma situaçaõ que você... repreender ou não?! Me dá uma raiva grande ver essa cena!
É Clarissinha, é questão de educação, tornar isso um hábito, ao que parece é mais difícil do imaginamos. Mas tento começar em casa, assim quem sabe vai passando de um para outro, vai demorar, mas já é alguma coisa.
Beijão