terça-feira, 4 de março de 2008

Diagnóstico errado

Caramba! É só a faculdade começar que o tempo passa MUITO rápido. Estou postando só agora porque cheguei só há algumas horas atrás, quando fui tomar banho e comer alguma coisa. Aqui estão os devaneios de hoje, e que na verdade eu escrevi ontem rs

Quem acompanha o blog provavelmente já leu sobre a minha cachorrinha Dolly. Eu escrevi aqui no passado quando ela teve que tirar umas verrugas e por isso teve que ser anestesiada, o que me deixou aterrorizada, mas felizmente deu tudo certo. O ano passado todo praticamente, com o intevalo de alguns meses, ela começava a apitar e logo concluíamos ser mais uma crise de bronquite, como a veterinária diagnosticou.

Eu lembro que no início, foi dito que a tosse dela poderia indicar algum problema cardíaco, mas depois de auscultar seu coração, a veterinária descartou essa possibilidade porque ele batia muito bem.

Pois bem, com o diagnóstico de bronquite, ela dizia para nós aquecermos a Dolly o máximo possível.

Dessa última vez que a Dolly teve a suposta crise, levamos ela em outra clínica para uma segunda opinião. A primeira coisa que ele pediu foi um raio-x do coração e dos pulmões e também percebeu que a sua boca esta com indícios de infecção, por causa da gengiva arroxeada e o mau hálito.Com essa primeira consulta, ele receitou um antibiótico específico para a boca e marcou a data do retorno para levar o raio-x.

Como mágica, no terceiro dia de antibiótico o mau hálito desapareceu. O apito só sumiu no último dia de antibiótico, depois ela continuou com a tosse seca que de vez enquanto a acometia.

Com o raio-x em mãos ele constatou que seu coração estava aumentado, comum para a idade dela (13 anos!) e nada nos pulmões, ou seja, nada de bronquite! E o pior veio com as recomendações!

Ele disse que devemos ao máximo evitar que ela sinta calor! Ou seja, condição totalmente inversa de como estávamos tratando ela!!! Nada de esforços, sem subir escadas, sem caminhar debaixo de sol, sem brincar. (Esse último meio que ignoramos, não queremos que ela morra de depressão, tadinha rs).

Enfim, e ainda precisamos tratar o tártaro dela – o culpado pelos apitos, devido às constantes infecções bucais. Aí já são outros estresses porque ela terá que tomar anestesia de novo. Ai, ai.

Nenhum comentário: