quarta-feira, 5 de março de 2008

Para que serve a arte?

Nesta nossa primeira semana de aula, eu pensei em usar uma estratégia um pouco mais útil para escolher minhas matérias, pensei em ir em todas elas que me interessarem e adicionar ou cancelar no período de ajuste! Pode parecer algo óbvio (dãããã), mas eu sou lenta, gente! Só me dei conta disso agora, no 6º. período! rs

Bom, ontem no final da aula do Latuf, Ética e Estética, um assunto surgiu despretensioso, mas que me fez bem ouvir.

A discussão era com relação a utilidade da arte, o que discutimos constantemente, nada novo aí, porém o nosso querido Pedro Maia me surpreendeu com a sua eloqüência! (Isso sem estar bêbado! Hehe. Eu acho...*olhar pensativo*)

Após ter sido levantado o ponto de vista de que para as pessoas que levam porrada todo dia – os que são explorados, se matam de trabalhar por um salário mínimo, enfrentam todo tipo de dificuldade, enfim, você entendeu. Estas pessoas talvez quisessem uma arte cômoda, ver algo que traga conforto.

E o Pivo, concordando com o professor, de que a arte deve ser provocadora e incômoda, teve um acesso, o que pra mim pareceu um pensamento iluminado:

“Mas isso é o que a tevê faz”

Interpretando com as minhas palavras o que ele, inteligentemente, expôs: funciona como uma anestesia; a arte cômoda faz com que aqueles que deveriam estar lutando pelos seus direitos sejam acalmados e nem pensem em lutar, alienados.

Nenhum comentário: