quarta-feira, 12 de março de 2008

A ameaça – O dengue

Minha irmãzinha aprendeu sobre o dengue ainda na creche e desde então ela não pode ver um mosquito que faz uma bagunça só, correndo pra todos os lados abanando os braços como um boneco de posto.

Pacientemente nós explicávamos pra ela que nem todo mosquito transmitiria a doença.

Infelizmente o quadro descontrolado do dengue hoje, nos forçou a agir desta forma enlouquecida, fugindo dos mosquitos. Acabei de ler sobre mais um caso de morte de criança pelo dengue hemorrágica. E é muito triste. Triste pela perda, triste pelo medo da contaminação, triste pela relutância do governo de aprender que é melhor prevenir do que remediar.

É tão difícil manter um programa de controle e conscientização da doença já que sabemos que todo verão é a mesma coisa? Eu tenho uma vaga lembrança de quando o pessoal do combate a dengue veio aqui em casa, faz muito tempo que eles não vem.

E o dengue virou aquela doença que todo mundo pega, quem não teve dengue ainda? Eu por exemplo sou mais uma estatística, eu tive dengue em 2006, e foi um período muito difícil, uma semana de cama, com dores de cabeça horríveis.

Pra quem quiser saber mais, aqui vai um link com perguntar e respostas:
http://www.cives.ufrj.br/informacao/dengue/den-pr.html

Nenhum comentário: