quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sombra e água fresca

No início da semana conseguimos finalmente falar com o veterinário, sentar e ver os exames. Eu não fui porque estava em aula, minha mãe foi, depois de deixar claro que atrapalharia o estudo da Débora; ela sempre reclama, se não fosse por esse motivo, ela encontraria outro.

Liguei curiosa para casa a fim de saber como tinha sido o encontro, e por incrível que pareça o fígado estava normal, eu fiquei surpresa, porque ela sempre teve as taxas altas por causa do gardenal. A novidade foram as taxas de uréia e creatina, que posteriormente vim a saber o por quê.

Esses dois produtos são resultado da quebra de proteína, sendo trabalho dos rins jogar esse lixo filtrado para ser eliminado pela urina. Se as taxas estão altas no sangue, significa que os rins não estão filtrando direito, e isso aumenta o risco cirúrgico. E o que temos de fazer? Eu ri quando ouvi do meu pai.

“Ela terá que fazer dieta de proteínas, sua mãe comprou a ração especial e outro exame será feita daqui a 15 dias para saber se as taxas baixaram. Ela tem que ingerir liquido de 30 em 30 minutos, pode dar água de côco, arroz com legumes...”

Quando cheguei em casa, fiquei sabendo que duas pessoas já queriam colocar coleira e ter a vida da Dolly rs é uma lady mesmo!

O queijo branco está liberado, mas o bifinho tivemos que cortar. Ela adorou a ração nova e está comendo pra caramba, não sei se é normal.

O veterinário disse que já imaginava isso, porque no ultra-som os rins dela já se mostravam envelhecidos, normal para idade. Ele comparou os nefrons com fósforos, algo que se esgota e não dá para repor. Meu pai diz que meu avô tinha isso, vai ver é de família rs

Nenhum comentário: