sábado, 25 de abril de 2009

Sobre a Corte na Idade Média

Engraçado que só agora eu entendi como funcionava essa coisa de corte. Ou pelo menos relembrei, não sei se algum dia eu já soube. Ficou claro, ao assistir o filme “A Outra”, que se refere à irmã de Ana Bolena, Maria. Eu acho que entendi agora, porque na verdade juntei informações que fui descobrir agora na faculdade.

Corte pra mim sempre foi o grupo de pessoas que serviam o rei, mas fica muito claro no filme como as pessoas que moravam no campo podiam ser convidadas a fazer parte da corte e assim, morar no castelo.

As representações estavam em alta, porque cada um devia saber como desempenhar o seu papel. A organização era frágil e maleável, já que de um dia para o outro, famílias mudavam de posto e de importância dentro da corte. Tudo girava ao redor do Rei e ele era visto como o detentor do poder, escolhido por Deus.

As regras da Idade Média são hoje, no mínimo, ultrajantes. Ainda bem que mudamos.

Nenhum comentário: