terça-feira, 11 de agosto de 2009

Passado, presente e futuro

Um físico poderia explicar melhor o conceito de cada um desses termos, mas empiricamente, eu até arrisco algumas definições. Falei da dificuldade de viver no presente na minha última postagem, e a Cintia veio me dizer que o presente é passado, é engraçado porque faz sentido, mas ao mesmo tempo, se fosse não existiriam duas palavras pra dizer a mesma. Se bem que em português existe sim, palavras com conceitos bem parecidos, mas ao pé da letra cada palavra tem um sentido.

Quando pensamos em fazer algo nos projetamos no futuro, por isso vivemos pensando no futuro, até aí tudo certo, mas queria eu imaginar uma ação e realmente executá-la, estar no presente e não só ficar conjeturando no futuro. A execução é o presente e o meu problema é que eu sou muito teórica.

5 comentários:

MagicJetPack disse...

O tempo é bizarro msm, aí vai um poema meu:

Presente, Ilusão(Com vírgula ou não) - Marco Aurélio

Assim como é certo que o Futuro é incerto,
O Passado imutável se faz inalcançável
Esse é o presente que procuramos ensandecidamente
O Presente, a função que leva o tempo à nossa mente

Espero que sirva pra alguma coisa.

Pedro Estellita Lins disse...

Eu queria conversar sobre isso com você, no almoço, mas esqueci... Odeio falar muito mas parece que você gosta de ouvir... Ou prefere ouvir do que falar.
Beijos minha ouvinte predileta! hahaha

Cla452 disse...

hahaha eu gosto de ouvir você =)Agora tá pensando que engana quem dizendo que não gosta de falar muito?! rsrsrs

Cla452 disse...

Japa, já pensou que o passado é mutável? Numa das palestras da Casa da Ciência, uma professora falou como nossa mente muda os fatos para o nosso agrado...mesmo se você tenta tornar algo cristalizado, quando se volta ao caso se você mudou (o que é quase certo) a sua interpretação será diferente. Mesmo os casos históricos, não se deve acreditar plenamente por que nós, os desmemoriados, que lidamos com eles e passamos adiantes.

MagicJetPack disse...

É uma forma bem legal de pensar. Já pensei sim. O interessante é que o passado é visto como 'imutável', mas pode ser visto como 'mutável'. E o futuro que poderia ser 'alterado' por nós, muitos acreditam(eu inclusive) estar já traçado, e potanto 'inalterável'.