segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sobre Juno

Às vezes eu encrenco com algumas coisas populares...dou uma de querer ser diferente, de ir contra a maré, e foi assim com Juno. No ano passado, quando só se falava nesse filme, eu dei as costas, não queria ser mais uma a idolatrar o filme. Eu achei que seria mais um filme sobre adolescência, superficial, com frases de efeito que fazem as cabeças das pessoas, personagens clichês e uma realidade distorcida.

Qual não foi minha surpresa, quando eu me vi gostando do filme, onde não encontrei nada do que esperava. Eu lembro que minha mãe criticou na época, ela viu e não gostou do final, disse que fazia parecer algo fácil, que o filme ignorou questões pertinentes à situação, quando acontece na vida real. Com isso em mente, eu na verdade continuei gostando do filme, porque vejo mais pontos positivos do que negativos, como este apontado pela minha mãe.

Bom, o filme é bem suave, nos envolve, e como é cativante o personagem interpretado inteligentemente pela Ellen Page. Sua atuação é um dos trunfos do longa, assim como o roteiro, mesmo que ele seja perigoso, justamente por transformar algo sério em entretenimento, distorcendo e iludindo. No entanto, a grande mensagem que me agrada, é inspirar as pessoas a optarem por dar o seu bebê ao invés de abortá-lo.

Uma última coisa que me encantou no filme foram alguns enquadramentos de cena, graças ao diretor e as atuações, especialmente quando a Juno vê a Vanessa no shopping, pelo vidro e logo em seguida, quando a Vanessa sente o bebê chutar. Outras cenas são mérito da escritora: como a conversa da Juno fora da clínica de aborto e o sermão da madrasta da Juno no ultra-som.
________________

João Pedro nasceu! Ontem! \o/ ÊÊÊ!

2 comentários:

Pedro Estellita Lins disse...

Juno? Nunca ouvi mais gordo.
Agora, você tem que ver Singles!
e a dvdoteca nacional lá em casa está aumentando! hehehe
beijos!

Sayd Mansur disse...

ahaha! tbm passei por isso.
e alias nao vi até hj!
gostei do comentário no nosso blog do curso.
nao sei como chegou lá mas...! bj.