domingo, 13 de abril de 2008

Poema Sujo de Ferreira Gullar

O professor mandou nós fazermos uma resenha crítica sobre o Poema Sujo. Mas como fazer uma resenha de algo que você não tem base nenhuma para escrever e sem saber como aplicar as noções de ética e estética?

Resultado: Sai algo superficial, que você não tem a mínima idéia se atingiu algum objetivo, cheio de corte e colagem do discurso de outros porque você não sabe nada sobre Ferreira Gullar, ou poesia ou a época em que foi escrito o poema. As referências são algo longe da sua realidade, que muitas vezes não significam nada pra você, até porque o poema foi escrito por alguém com uma bagagem cultural enorme, que não é nem um décimo da que você tem aos 20 anos de idade.

Esse tipo de trabalho serve só para abrir seus horizontes, saber mais sobre o autor, alguém importante para o Brasil e o mundo de certa forma. Transcrevo aqui o primeiro parágrafo da minha resenha, no qual resumi a vida de Ferreira Gullar de uma forma fenomenal, porque reduzi inúmeros parágrafos e a sua produção literária em um mero parágrafo.

“José Ribamar Ferreira, mais conhecido como Ferreira Gullar, nasceu em 1930 na cidade de São Luiz, Maranhão. Com apenas 13 anos, Ferreira Gullar já demonstrava seu interesse por literatura e poesia, e com o passar do tempo escreveu e passeou por vários meios artísticos, escrevendo para revistas, artigos, manifestos, peças de teatro, crônicas, participando assim ativamente da produção cultural de sua época”.

Apesar da crítica ao trabalho, eu recomendo o poema, mas antes é melhor pesquisar sobre ele, senão você corre o risco de perder as intenções dos versos.

Nenhum comentário: