domingo, 6 de abril de 2008

Nossa velha inimiga: a TPM

Saiu no jornal hoje uma reportagem dizendo que um estudo afirma que 80% das brasileiras é afetada por esse mal. Com uma porcentagem tão alta, difícil seria eu não fazer parte dessa estatística. Mas existem gradações e realmente algumas são piores que outras.

Eles listam alguns sintomas físicos e emocionais e afirmam que você pode considerar que sofre deste mal se apresentar cinco sintomas sendo pelo menos um emocional. Claro que não é preciso passar pela lista pra diagnosticar, afinal nós nos conhecemos e podemos definir sem olhar; assim como as pessoas que convivem conosco podem determinar se temos ou não, porque geralmente quem nos rodeia sofre as conseqüências rsrs

Eu sofro de todos os sintomas físicos listados a seguir e todos emocionais sendo que variam de mês pra mês, às vezes pior às vezes não.

Sintomas físicos

Fadiga
Dor de cabeça (cefaléia)
Inchaço nos pés e nas mãos (nem tanto comigo)
Dor nas mamas
Distensão abdominal
Cólicas
Alterações do apetite
Alteração do sono (aumento do sono ou insônia)
Dor nas articulações e nos músculos

Sintomas emocionais

Irritabilidade
Depressão ou desespero (pra mim talvez um pouco de depressão, acho que eu não fico desesperada...será?)
Ansiedade e tensão
Tristeza repentina
Choro
Raiva e fúria
Oscilações súbitas de humor
Dificuldades de concentração
Baixa auto-estima (pra mim às vezes)
Desinteresse nas atividades habituais (pra que fazer se vamos morrer mesmo?)
Falta de energia

Pra amenizar todos os sintomas, no meu caso, o exercício físico é a solução, mas eu confesso que não tenho feito nada, por isso já sabe, né?! Eu tenho pena da minha família rsrs

Nenhum comentário: