segunda-feira, 14 de abril de 2008

Como ler reportagens da Veja

E outras revistas também. Tem gente que não pode nem ouvir falar da revista Veja (né, Michelli?!), que já desacredita antes mesmo de ler, pelo simples motivo dela ser tida como a revista que distorce e manipula os fatos.

Peraí, não vai embora não!!!

Pode deixar que eu não vou ficar defendendo ela. Qualquer coisa que se leia, tanto na Veja quanto em qualquer outro meio de comunicação, deve ser encarada como uma informação parcial. Acabei de ler uma matéria intitulada “Fogueira ideológica”, em que eles criticam as ações de professores do sindicato que queimaram os livros mandados pelo MEC.

Parece que o motivo foi uma mudança no currículo escolar e na forma como serão cobradas dos professores as matérias dadas. Eu sempre fui muito crítica com a educação, porque eu sei que os professores de escola pública, muitos deles não são instruídos seriamente e acabam por deixar muito a desejar no quesito sobre as formas de ensinar e realmente dar aula.

É apontado na reportagem também que essa atitude seria pura politicagem e pode realmente ser verdade, porque também o que eu já ouvi de professores que enfrentam esses problemas nas escolas não está no gibi, mas enfim.

Eu também sei que existem professores que lutam pelo ensino, já vi mobilizações no centro da cidade...agora o que você deve se perguntar é que mudanças são essas no currículo?

Por que eu tenho o maior medo quando o Estado toma essas atitudes, pois historicamente isso só tem se mostrado como algo negativo, piorando a educação do país. Como então você consegue alguma informação mais factual?

Procurando oras! Perguntando para os professores, opiniões de conhecidos, discussões na Internet, sites oficiais do governo, boletins, o diário oficial, sei lá, se vira! Assim você pode ter uma noção das várias faces do poliedro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Taí uma coisa que todos deveriam fazer mesmo, se informar melhor, investigar, até para que assim possa debater melhor os assuntos e formar a sua própria crítica.
Parabéns! Sua irmazinha tá bem entregue aos seus conselhos.