sábado, 16 de maio de 2009

Utilidades da escrita

Escrever para mim sempre significou duas coisas: organizar ideias ou uma brincadeira. No entanto, minha professora explicitou outra função pra escrita que eu achei, a princípio, nunca ter usado. Como ela é pesquisadora e estudiosa, o escrever para ela tem um sentido de descoberta, conquistar o pensamento, forçá-lo a sair da toca. Esse tipo de exercício eu não tenho o hábito de fazer, e quando ela nos exigiu isso na prova, eu fiquei sem saber como agir.

Do jeito que ela quer, realmente minha prova foi medíocre, tendo ela apontado que minha segunda questão foi melhor que a primeira. Eu me dou um desconto, porque agora eu sei o que ela espera de nós para uma segunda prova.

Eu só me recordo uma vez em que fui construindo meu pensamento enquanto escrevia, porque geralmente eu escrevo o que eu já pensava há bastante tempo. Eu senti mesmo uma dificuldade de elaborar as respostas porque parecia faltar conhecimento, talvez eu não esteja dedicando leitura suficiente, como ela mesma falou, mas também, eu nunca fui exigida assim - para ousar na escrita e no pensamento a partir de uma leitura, o que me entristece um pouco, pois isso que deveríamos estar fazendo na faculdade.

Ela não queria que fizéssemos definições, ela queria que pensássemos a partir delas, e eu, na verdade, estudei para apresentar um mínimo e não ousar. E é difícil pensar a partir de conceitos que você não domina, porque afinal você não estuda só aquilo como ela o faz. Mas longe de mim criticar essa cobrança, acho ótimo, só me sinto um pouco para trás, porque de certa forma ela não compartilha tudo conosco, ela quer que trilhemos nosso caminho, só que é um pouco injusto, pois sua bagagem de leitura é infinitamente maior.

Um comentário:

Senhori Positoni disse...

Sumimos.com... rs
poxa, preciso voltar a visitar seu blog e a gente tem que se falar de novo no msn...
Um beijão.
ps/ ainda não li essa ultima, mas parece ser muito legal... inté mais!