quarta-feira, 4 de março de 2009

Dados da atualidade, antes que eu durma no teclado

Enquanto luto bravamente contra o sono e o cansaço, discorro sobre dados e fatos que aprendi hoje. Eu recomendo as aulas de atualidades para concursos, eu sempre aprendo sobre o mundo, mesmo que dali a algum tempo, eu aja como se nunca tivesse sabido daquilo. História e geografia são primordiais para entender a m... que nos metemos ao nascer nesse mundo.

O Brasil é um dos poucos países que tem agüentado bem a crise, mantendo uma das menores taxas de desemprego (8%). Em dois anos, a economia do Brasil estará bastante forte, o que não pode ser afirmado sobre os países que não estão na lista de emergentes, como o Japão.

A crise econômica deu-se à falência da globalização e do neoliberalismo, atingindo o setor privado, que está sendo reerguido com a ajuda do Estado, ou seja, está ocorrendo uma estatização do que havia sido privatizado. Falando em privatização, já está em processo a do Maracanã, sabiam? Não faço idéia se isso é bom ou ruim.

Umas das conseqüências do crescimento econômico no cenário nacional, diz respeito ao alto consumo de bens duráveis, sendo o primeiro da lista, dêem um chute...os telefones celulares! E no caso do Brasil, o consumo é o maior do mundo inteiro, nada menos que 2 bilhões!

Um comentário:

Lili disse...

Realmente, história e geografia são vitais! Talvez eu defenda pq eu goste mto...

Vc já viu o livro "Bandeirantes e Pioneiros" fala muita coisa sobre a história da colonização brasileira e compara com a colonização dos EUA. Acho que vc ia gostar. Quebra várias idéias de que o Brasil é a "terra que tudo dá".

Maracanã privatizado? De primeira eu começo a achar bom...mas com ressalvas.

Bjs!!