domingo, 22 de março de 2009

Branco, Marta e associação-livre

Branco. Quanto mais eu penso em algum assunto para escrever, mais branca e pesada fica a minha mente. Vamos experimentar fechar os olhos. Tudo preto. Não um breu total, está meio prateado. E quanto mais relaxo...mais breu fica.

Li a coluna da Marta Medeiros hoje, e ela falava desse “não saber sobre o que escrever”, comum ao nosso ofício. Ela disse que escreve sobre o cotidiano, porque cada vez é mais difícil falar sobre notícias que se pretendem ser impactantes, só que hoje é mais difícil isso acontecer, porque parece que já escrevemos sobre tudo, aquela sensação de esgotamento. E o que o meu professor disse já ter sido esgotado com a Odisséia de Homero, porque ele esgotou todo tipo de narrativa. Eu gosto da coluna dela, ela tem uma fluidez legal.

Conhecem o método de associação-livre? Fiquei com muita vontade de tentar agora. Você coloca uma música clássica, e um timer pra dali uns cinco minutos, e fica relaxando. Quando tocar o alarme, você escreve todas as imagens e palavras que vêm a sua mente. Legal, né? Assim que os expressionistas, muitas vezes, faziam poesia.

Acho que já está bom por hoje. Até amanhã!

Um comentário:

Lili disse...

Eu gosto da Marta, embora às vezes ela me pareça feminista demais...

Queria ter tempo pra fazer um post de associação-livre =( Tá brabo...

Meu chefe me indicou o texto da Lya Luft que saiu na Veja dessa semana...recomendo, viu?

Bjs!