domingo, 17 de fevereiro de 2008

CPI pra todo lado

Eu estava lendo uma reportagem no Jornal do Brasil sobre a CPI Mista dos Cartões e me deparei com informações que eu desconhecia sobre outras CPIs que estão para ser instaladas. Diz a notícia que podem funcionar na Câmara até cinco CPIs ao mesmo tempo e que atualmente três comissões estão em ação: a do Sistema Carcerário, a das Escutas telefônicas Ilegais e da Subnutrição de Crianças Indígenas. A dos Cartões está para ser instalada e outras seguem o mesmo caminho como a CPI das ONGs, CPI da pedofilia, CPI do Apagão escolar entre outras.

À primeira vista o crítico do governo apontaria que nunca se viu tanta falcatrua e corrupção juntas, mas o meu ponto de vista tem uma abordagem um pouco mais otimista. Eu prefiro que os problemas estejam à vista do que encobertos; mesmo que eu não seja engajada, eu acredito realmente que a transparência trás bons frutos. Apesar da curta memória da população que vota em quem é ladrão, ser político já pressupõe um indivíduo corrompido para sobreviver àquela selva, o que nos dá poucas opções de escolha. Se cada CPI assustar um envolvido que seja, a população já sai no lucro.

O que não pode acontecer é se ocuparem somente das CPIs e deixarem outros deveres de lado, com relação à isso, eles estão estudando uma outra forma de reavaliar as CPIs com uma espécie de polícia especial. Só devem tomar cuidado e devem ser o mais transparente possível, senão será mais um espaço para corrupção.

Nenhum comentário: