quarta-feira, 19 de maio de 2010

“Quem ama a solidão não ama a liberdade”

Li essa frase na segunda-feira, no twitter da já falecida Clarice Lispector, e batalho internamente para digerir. Fiquei um pouco revoltada, ela me atingiu como um raio. Eu diria que eu amo os dois e por isso senti o incômodo. Pra mim, estar sozinha representa liberdade, mas não o contrário.

Mas se exercer a liberdade, a qual estamos condenados, (como dizia Sartre) é fazer escolhas, se escolhemos a solidão, estamos exercendo-a, mas não necessariamente usufruindo dela, tudo que podemos. Nesta situação limitamo-nos a uma escolha apenas, quando que em companhia, somos forçados a optar muito mais.

Estar só significa não ter que discutir para chegar a um consenso, fazer o que se quer sem outro alguém para lhe repreender, assumir a responsabilidade pelos seus erros, ter menos cobranças dos outros e mais de você mesmo e tanto mais.

Se amar a liberdade for ter opções mais diversificadas do que quando se está só, eu tenho que desconstruir minha concepção de liberdade. Você conseguiria? Eu estou achando difícil.
....................................

Buffy: Does it ever get easy?
Giles: You mean life?
Buffy: Yeah. Does it get easy?
Giles: What do you want me to say?
Buffy: Lie to me.
Giles: Yes, it´s terribly simple. The good guys are always stalwart and true. The bad guys are easily distinguised by their pointy horns or black hats. And we always defeat them and save the day. No one ever dies and everybody lives happily ever after.
Buffy: Liar.
(Buffy - The Vampire Slayer 02x07 Lie to me)

Um comentário:

MagicJetPack disse...

Acho que você está assim só por que foi a Clarice que escreveu. Gosto muito dela, mas só pq é dela quer dizer que é verdade?
Cada um tem sua opinião, ainda mais sobre liberdade, prefiro o comentário de Cecília Meirelles:
"...Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda..."

Fica assim não, cada um tem seu ponto de vista e liberdade para pensar do jeito que quiser. ;)

Quando o filhote sai do ninho para voar sozinho e buscar sua própria refeição ele deixa de amar a liberdade, ou parte em busca dela?

Mas acho que entendo também o que ela quis dizer, sozinho vc n tem pra quem se abrir, vc n está livre pra expressar sua opinião, suas ideias ficam presas em sua mente.
Quer dizer, não sei se ela quis dizer, mas pensei nisso...

Boa sorte...