terça-feira, 21 de julho de 2009

Sobre a inveja

Nada melhor do que discorrer sobre nossos sentimentos para esclarecer dúvidas e refletir. Portanto, o assunto de hoje é a inveja. Não tenho problema nenhum em assumir que sinto inveja de vez enquando, na verdade tem gente que acha que eu sou é bem estranha, como me disseram hoje, mas isso não vem ao caso agora rs

Pela definição do dicionário, inveja é o desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem; desejo violento de possuir o bem alheio. Acho que todos concordamos que é algo prejudicial para saúde e o espírito, mas como contornar esse sentimento?

Pensei em alguns caminhos, começando pela situação que gerou a inveja; é algo que se aplicaria em sua vida, é algo que tem a ver com o seu perfil? Se sim, porque não se planejar para atingir os mesmos objetivos, servindo a inveja só para alertar para algo que se deseja para si próprio?

Se o sucesso do outro nada tem a ver com suas metas, você pode estar em desequilíbrio com a sua vida ou trajetória que imaginou para si. Recomendo então que reflita sobre suas metas a curto e longo prazo, seja na vida profissional ou pessoal.

Agora, o que fazer quando nada está do jeito que você queria? Não se desespere! Nossas vidas são moldadas pelas oportunidades que aproveitamos ou deixamos passar. Tem gente que precisa de mudanças radicais, e cada caso é um caso, dependerá de quanto você se distanciou do seu plano inicial e o quanto ele ainda é importante para você. Outros conseguem ir mudando sua vida aos poucos, mudando de emprego, mudando de comportamento, encarando as coisas de forma diferente, e imagina que toda essa reestruturação começou com uma simples pontada de inveja. É, ela não é tão má assim.

Só não se deixe dominar por ela.

Um comentário:

Pedro Estellita Lins disse...

Um pouco de sentimentos não recomendados parece ser interessante. Uma contravenção leve e sem grandes prejuízos pode trazer grande reflexão depois, acredito. Eu sinto inveja também e quase o tempo todo. Algo como... Eu queria ser todo mundo, menos eu. Aí descubro que esse pensamento também é: Eu não quero ser ninguém, só eu mesmo.
Quer driblar a inveja? Acho que é só viver sua própria vida da forma que achas que deve ser vivida, sempre se respeitando.
Seu texto tá bem psicológico. haha
Aparece, neguinha..