sexta-feira, 24 de julho de 2009

Teste de projeção ontem

Eu assinei um termo de que não falaria sobre o filme, por isso não o farei, mas levanto a seguinte questão: por que os filmes brasileiros são tão ruins? É difícil até de listar os bons filmes:

- O Auto da Compadecida;
- Que é isso Companheiro?;
- Central do Brasil;
- O Cheiro do Ralo;
- Saneamento Básico;
- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias;
- Durval Discos;
- Caramuru.

Falando assim, até parece que os filmes dos outros lugares são perfeitos, mas sabemos que Hollywood é o local que mais produz porcaria; só que eles têm o estilo deles inconfundível, e produzem todo tipo de filme.

A identidade dos filmes brasileiros me parece ser a temática da periferia, o que chamam na faculdade de realismo sujo, e quando não é esse estilo, é aquele com cara de novela da Globo. Estaremos reduzidos a isso? Será que com a tecnologia e a experiência dos anos não tem mais nada a adicionar? Será que falta investimento (isso com certeza!) para os cineastas dispostos a fazer um filme diferente? Será que falta gente interessada em tentar? Onde estão os cinematógrafos formados pela UFF?

Um estilo que não posso reclamar é o documentário, esse o Brasil já aprendeu bem a fazer.

Acho que vou aproveitar a deixa pra passar a ver mais filmes brasileiros, quem sabe assim eu não começo a enxergar uma forma de fazer cinema com a nossa cara e que me agrade, ao invés de ficar só criticando.

Se alguém tiver alguma indicação, eu agradeço. =)

2 comentários:

MagicJetPack disse...

Repondendo seu comentário:
Lembrar dos sonhos é muito bom realmente. Eu queria ver uma peça de Shakespeare algum dia. E não gosto de listas, eu meio que tenho listas na cabeça já, e se eu anotar parece que eu to me obrigando. O que no fundo é o que eu quero, apesar de não querer XD

Comentando o seu post:
Bom, eu geralmente gosto dos filmes brasileiros que vejo. Mas eu também gosto de quase todo filme que vejo.
Dos que vc falou por exemplo eu só
vi:
- O Auto da Compadecida;
- Central do Brasil;
- Durval Discos;
- Caramuru

E gostei muito dos quatro. Você podia comentar os filmes que você não gostou...
Que eu lembro de ter visto(e por consequência gostado) e recomendo:
-Deus é brasileiro
-O Homem que copiava
-Meu tio matou um cara
-Redentor
-Cidade de Deus
-O Xangô de Baker Street
-Bicho de Sete Cabeças

Eu dei uma pesquisada pra fazer a lista pq não lembrava dos filmes XD

Já que você comentou sobre documentários, durante a pesquisa eu achei 'Ilha das Flores', que eu já tinha visto no colégio e achado muito legal. Aí resolvi ver de novo e confirmo, é muito bom, tinha coisas que eu nem lembrava. Tem no youtube o documentário, caso não tenha visto ou queira rever, tem só 10 minutos.

E um filme que ainda está em cartaz, que eu não vi mas tenho vontade é 'Apenas o Fim'.

Cla452 disse...

Eu vi "Deus é Brasileiro" no cinema e como não lembro de nada do filme, imagino que não tenha me agradado rsrs Nunca vi "Cidade de Deus" acho muito violento, e não gosto de violência. O Xangô acho que gostei, acho que foi o único filme de detetive que produzimos...O "Bicho..." eu vi também, acho que mais de uma vez, mas é muito barra pesada pro meu gosto hehehe Vou ver se começo por esses que você indicou =)