sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sobre o Paulo Coelho

Paulo Coelho é uma dessas figuras que geralmente as pessoas têm uma opinião formada, os intelectuais o criticam e o povo o adora. E fui atrás de formar uma opinião, e a melhor forma é ler e tirar suas conclusões. Confesso que está sendo difícil ler como se nunca tivesse ouvido as críticas dos professores de português, dos meus pais...o argumento deles é que Paulo Coelho não é literatura, ele coloca nas páginas ensinamentos acumulados, tudo mastigado, alimentando o misticismo. Ele não lança idéias e permite que o leitor as preencha.

Eu me sinto lendo um livro infanto-juvenil com uma temática adulta, sinto-me subestimada, mas o livro não é de todo ruim, apesar da escrita infantil, o que deve alegrar seus seguidores; já me peguei refletindo sobre algumas coisas que li.

Um amigo meu às vezes questiona, “por que escrever difícil quando se pode escrever fácil?”.

A questão é que se você não consegue ler o difícil nunca poderá evoluir intelectualmente. Verdade que não é todo mundo que busca isso pra si, essa ascensão intelectual, mas quanto mais ferramentas, melhores são as chances de conseguir um emprego em que se trabalhe pouco e ganhe muito.

2 comentários:

Tales de Azevedo disse...

Tenho uma birra com Paulo Coelho por algumas entrevistas que ele fez e principalmente pelo jeito Burguess dele em se expor em tablóides. Ainda assim fico meio abalado na minha opinião quando lembro das velhas parcerias dele com Raul Seixas. Teria sido ele apenas um pavio para a criatividade de Raul? Talvez sim, talvez não. Enfim, um dia ainda hei de pegar um dos livros dele para ler, nem que seja para falar “é uma me###” com maior convicção.
Por acaso, qual o livro dele que você pegou para ler?

Cla452 disse...

Ele pode ser um mala, mas nem sempre o que o mala escreve é totalmente descartável...Indicaram que ei lesse "O alquimista", só que estavam todas as cópias emprestadas na biblioteca...peguei "Onze minutos" e me suspreendi com a temática rs Ele não fala mesmo sobre a realidade...ele fantasia como qualquer filme de hollywood...