sábado, 8 de novembro de 2008

Fora ou dentro do sistema?

Você é contra o sistema em que vive? Despreza o capitalismo? Acredita que devíamos acabar com o dinheiro e viver em comunidades? Calma! Não seja assim radical. O que acontece é que não adianta o quanto você odeie ter que pagar mais de R$100,00 em um tênis. O capitalismo vingou porque ele é o reflexo da maioria das pessoas que vivem na Terra. Claro que existe a manipulação em tudo, mas se todos tivessem menos cobiça o socialismo funcionaria muito bem.

Certo. Eu não sou nenhuma entendida em economia, ou política social, mas eu sei que dizem por aí que nesse sistema existe lugar pra todo mundo: aqueles que são explorados, aqueles com algum poder aquisitivo e os exploradores, sem um desses três a roda emperra. Então porque os exploradores iriam querer acabar com a sua mão de obra barata, acabando com a fome, a miséria, dos países que eles exploram? Não faz sentido nessa lógica. Por isso acho uma ingenuidade quando alguns escritores disseram-se surpresos quando apareceu dinheiro de tudo quanto é lugar para salvar a economia e para salvar pessoas que estão morrendo de fome, quem tem dinheiro não mexe nem um pouco no bolso.

Nascemos nessa lógica e dificilmente conseguimos imaginar outra forma de ter a economia. O conceito super recente da responsabilidade social aponta para uma esperança de que as grandes empresas façam algo pela sociedade, mas isso só depois de ter o seu lucro garantido, porque em época de crise essa é a primeira frente a ser cortada, não tenha dúvidas. Dificilmente empresários ficam satisfeitos com um mínimo, eles querem sempre mais.

Eu faço minha parte de resistência, me perguntando se o que estou comprando é necessidade ou não. Não é a toa que eu tenho só quatro calçados: um tênis, duas sandálias e uma bota. Na verdade são cinco, esqueci dos chinelos =PP

Nenhum comentário: