terça-feira, 4 de novembro de 2008

Receita para escrever qualquer texto

Por favor, me acompanhem. Sabe quando você tem um trabalho pra escrever que você sabe que exigirá uma enorme atenção sua para articular diversas idéias, muito a ser dito e muito a ser organizado e argumentado. Não sabe? Pois é um pouco desesperador, essa fase antes de começar a escrever mesmo, dá um frio na barriga, porque você não tem certeza por onde começar e o pior a se fazer é adiar. O que se deve fazer é sentar e traçar um plano de ação. E eu tenho a solução para os seus problemas!

O que eu faço é dividir meus dias e horários com antecedência e determinar pequenas tarefas até me sentir preparada pra escrever. Eu tenho que redigir uma reflexão sobre a teoria da argumentação, sobre as aulas todas que tive em no mínimo três páginas e no máximo dez, aplicando o que foi visto em sala, tudo isso pra daqui a duas semanas. Eu já decidi que dedicarei meus dois fins de semana para isso, e quatro dias é bastante coisa. Eu tenho tempo para tentar algumas abordagens e escolher a melhor forma de análise. A minha idéia é começar pegando anotações e os resumos, passar por tudo, levantar questões e acaba que o que eu tenho a dizer vai se construindo, às vezes sem eu perceber. O importante é definir as questões básicas a serem respondidas e depois os assuntos periféricos, as ramificações.

Mesmo eu sentindo uma certa pressão, um estresse antes de começar realmente, escrever e organizar meu pensamento é a coisa que me dá mais prazer. Não é a toa que eu mantenho o blog atualizado, com os meus questionamentos alinhados e prontos para serem degustados.

Ter a sensação de que aprendi o suficiente para desenvolver um texto não tem preço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maneiro hein...sei que não se aplica, mas aqui no trabalho também ocorre muito isso.. prazos curtos para trabalhos enormes..eu normalmente fico desesperado e quero que isso sempre seja adiado hehehehe.. mas quando não dá mesmo, o melhor é "perder" um dia só montando um plano de ação pra saber onde exatamente pegar o trilho.
Já perdi muito tentando fazer no desespero. Sempre dá errado no final.

"Perde-se um dia e ganha-se 10" ;)