quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Impunidade, não!

Eu gosto de conversar sobre política com os meus pais, eles têm tanto conhecimento pra passar...Eu acabo aprendendo com eles a partir de pequenas doses quando eles explicam melhor o por quê da conjuntura do país agora.

O assunto de hoje foi o CPMF, Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira (desculpe o palavreado), criado inicialmente como forma provisória de arrecadação que vai para saúde ou que pelo menos deveria ir. Pelo o que entendi, havia a idéia de criar-se um imposto único e abolir os outros vários que existem, mas aparentemente a idéia que vingou foi a dessa provisória.

Eu só sei que ficou claro pra mim que se você juntar todo o dinheiro arrecadado e seguir o orçamento, teoricamente daria para saber onde ocorrem os desvios, mas como os que fiscalizam o governo estão malcomunados as coisas nunca são cobradas, a tal impunidade que tanto se ouve falar.

Além do orçamento já definido, parece que o político pode pedir uma verba para algo específico como uma ponte, uma estrada. Aí acontece o que já estamos todos acostumados a ver, a verba é liberada, mas as obras ficam pela metade porque o dinheiro foi enbolsado.

O que fazer diante desse país corrupto? Não acredito que a nossa solução venha a acontecer nos próximos anos, esse é o tipo de mudança que demora para acontecer, porque as pessoas têm de se conscientizar, politizar, conhecer o seu meio. A solução? Eu acredito em uma luta diária para transmitir informações vitais para o cidadão, instigando curiosidade, questionamentos para que todos possam exercer seus direitos e deveres e acima de tudo cobrar do Estado.

Nenhum comentário: