domingo, 19 de agosto de 2012

O impacto

Eu não ia falar de cotas, certo? Mas o tema está em todo o canto e não tem como evitar. Acabei de ler um texto do Elio Gaspari que saiu no Globo, e uma parte chamou minha atenção,

As pesquisas indicam que os cotistas tiveram desempenhos iguais ou até superiores aos dos demais.”

E eu fiquei encucada, tenho procurado estudos e pesquisas pela Internet e nada. Pensei em enviar um e-mail para o autor, pedindo as fontes e...nada de ter o contato no jornal. Por uma pesquisa rápida, o Elio Gaspari não tem nenhum e-mail publicado na rede. Fiquei chateada, achei que conseguiria começar a desvendar esse mistério do impacto das cotas nas Universidades. E deparei-me com um texto, justamente criticando o dito cujo e sua matéria. Afinal, após a leitura da crítica, já penso em desconsiderar qualquer coisa que o Elio Gaspari fale, e eu já tinha achado o texto mesmo sem pé nem cabeça.

Quanto ao que penso sobre as cotas, tenho a opinião daqueles que defendem uma melhora no ensino fundamental e médio - Isso não mudou. Entretanto, dar chance aos alunos melhores que se sentem desnivelados contra àqueles que têm a oportunidade de pagar por um ensino melhor, até que essa ideia estava crescendo dentro de mim, mas aumentar esse número para 50% das vagas, é apostar numa política de emburrecimento.

Eu sei que melhorar toda a educação não é algo fácil, mas não vejo estratégias por parte do Governo. Há apenas essas leis para o povo ver e achar (isso engana alguém?) que o governo está cuidando dos seus direitos. O direito primordial, aquele que está garantido na Constituição Federal é de educação e não “cotas-para-entrar-na-Universidade-sabendo-menos-do-que-o-mínimo-necessário-para-competir-com-quem-está-melhor-preparado”. Por que não há proposta de plano de carreira para professores? Por que não há proposta de colocar equipes de profissionais concursados dentro das escolas? Por que não há proposta de se construir mais escolas para diminuir o número de alunos por sala? Cada uma dessas propostas sozinhas, já contribuiriam para o início de mudança e somadas podem ser a solução que o brasileiro tanto anseia para a educação do país.

Nenhum comentário: