sábado, 25 de outubro de 2008

Para que serve a literatura?

Eu não tenho um embasamento teórico sobre o que diziam os grandes estudiosos sobre a função da literatura. Eu quero somente escrever sobre a importância dela na minha vida, e talvez essa explicação possa ser expandida para outras pessoas.

Quando criança eu não lia mais do que as outras crianças que faziam parte do meu meio social, havia tanto estímulo em casa, como leituras antes de dormir, quanto pela escola, que através de projetos nos estimulavam a ler e a escrever.

Eu sinto que colho dessa plantação uma criatividade e imaginação que muito me agrada e tenho certeza teve fundamental importância para o meu gosto pela leitura e minha forma de encarar a vida, a literatura me torna mais poética, observadora das pequenas coisas da vida.

O meu maior prazer ao ler é reconhecer dúvidas e questões pelas quais eu passo e que estão lá, impressas numa página que tem décadas de idade, ou mesmo séculos!

É claro que não é todo mundo que sente prazer com a leitura, muitos colegas que estudaram comigo e tiveram os mesmo estímulos escolares não são ávidos leitores como eu ou a minha irmã, o que reforça a importância da cultura familiar. Se os pais não lêem, dificilmente seus filhos seguirão o fluxo contrário de tornarem-se leitores.

Hoje, pouco vejo minha mãe ler, ela diz que já leu muito e mesmo assim ela fez a diferença quando estávamos crescendo, formando nossa personalidade e caráter. E minha irmãzinha vai pelo mesmo caminho, eu fiquei orgulhosa quando eu comprei um livro que ela pediu (até grandinho) e ela não desgrudou dele quando chegou em casa, leu páginas sem parar e não seguiu o ritual de ligar a televisão assim que chegou.
__________________________________
Texto inspirado pelo Prosa Online do Globo.

Nenhum comentário: