segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Atuar

Quem quiser que me acompanhe. É engraçado como depois de acompanhar algumas atuações de atores ou atrizes parece-me que há mais canastrões no mercado do que bons profissionais. Mas, afinal, o que é ser um bom ator?

Porque tem gente que atua somente em determinados tipos de histórias e outros ainda que tem uma característica própria interessante e que acabam imprimindo isso em todos os seus trabalhos...Claro que existem graduações, aqueles atuam bem como si mesmos, aqueles que transitam bem no drama, outros que fazem o mesmo na comédia, mas depois de um tempo, vendo muitos personagens de um mesmo ator, acaba que não existe mais aquele toque de surpresa. Cada um é cada um realmente, mas talvez o melhor profissional é aquele que consegue transitar entre diferentes atuações. Existe o critério também do quanto aquele ator nos faz acreditar na história ou no que ele está falando, mas na verdade os roteiros de hoje não deixam muita brecha para a atuação realmente aflorar, pois outros aspectos cresceram em importância.

Eu lembro de ter sentido muito bem essa desvalorização pela atuação na época em que estreiou no Telecine a refilmagem do filme “O Vôo da Fênix”. Eu vi primeiro o original e como não havia muitos recursos na década de 60, com certeza o que era super valorizado era a atuação, por isso o original dá um banho no remake. Nenhum nome me vem à cabeça como exemplo de bom ator ou atriz e isso me deixa angustiada. Talvez isso seja fruto da enorme quantidade de atores que existem hoje em dia, são tantos e fazem tantos filmes, que não existe mais aquela preocupação de pensar sobre a profundidade de um personagem. É uma produção em série, reflexo da velocidade de hoje.

Esse fim de semana, um ator foi mencionado e ele exemplifica a excelência em um gênero específico: Selton Mello, é claro que ele tem um ótimo timing pra comédia, mas parece que muitas vezes suas atuações acabam estereotipadas.

Rapidinha da Trilha

Vlamir: Mãe, vou almoçar fora hoje.
Mãe: Vai aonde, meu filho?
Vlamir: Na TRILHA!

Nenhum comentário: