quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Senso crítico

“Se está escrito eu acredito”. Ontem eu conversava com a Débora sobre umas questões que tínhamos acabado de ler no “Livro dos Espíritos”. Terminamos o segundo volume de um livro para crianças e entramos agora nesse que é para adultos; a linguaguem é tranqüila de entender, só não tem figuras. Vamos agora aprofundar mais conceitos que ela já está um pouco familiarizada, depois de 27 semanas de estudo, uma vez por semana. Fico feliz que estejamos mantendo a regularidade, e o acúmulo de conhecimento vai aumentando.

As primeiras linhas do livro falam sobre Deus e o conceito de infinito. Eu tento estimular o questionamento, perguntando o que ela acha antes de lermos o que está escrito. E ontem fui surpreendida por essa frase dela, percebi então como as minhas palavras ainda não a atingem quando digo que devemos questionar. O senso crítico só amadurece com a experiência, o que ela ainda não tem – o que é compreensível. Eu também era muito crédula, só com a idade e leituras fui percebendo que não é bem assim.
.
.
“A idéia central da vida é a harmonia, constituindo a saúde humana uma prova do funcionamento perfeito e disciplinado do organismo carnal em admirável sintonia com o ritmo e o comando espiritual.” p. 316

Fisiologia da Alma

Nenhum comentário: