segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vegan?

Levantei a questão de ser vegetariano em um almoço, e como eu bem desconfiava, vieram com pedras para cima de mim. Acho engraçado eles terem suas opiniões e se fecharem para a discussão, cada um falou, e seus argumentos me pareceram plausíveis, mas ainda sinto uma vontade de experimentar pelas minhas próprias pernas.

Comemos proteína todos os dias, seja carne ou frango, e a minha vontade seria deixar de comer dois ou três dias na semana e sentir o resultado. Meu pai disse que quando jovem passou anos sem comer carne, e não sentia falta, e que teria voltado a comer por praticidade, já que é difícil viver socialmente sendo vegetariano.

O meu interesse neste assunto então seria puramente saber se eu sentiria falta ou não. Minha mãe já usou outro argumento, de que deixando de comer proteína iria diminuir o leque de possibilidades, e a medida que o tempo passa, menos alimentos ela pode ingerir porque começam a fazer mal a ela, como o leite, por exemplo, que ela não pode tomar sem passar mal. Pelo menos carne e frango ainda não fazem mal, e ela diz aproveitar.

Aqui em casa, acho que não somos viciados em comida, buscamos o equilíbrio alimentar, e eu, particularmente, mudei minha postura quanto ao prazer de comer depois de ter lido “Sidarta” do Herman Hesse.

Eu sentia prazer em comer inúmeras pizzas em rodízios, mas depois desse livro, abri os meus olhos para a forma com que eu estava encarando a comida. E essa transformação pela palavra, pelo livro, é umas das coisas mais felizes que há, em cada novo livro que acaba em minhas mãos, eu busco esse mesmo tipo de transformação.

Edit: Vegan x Vegetariano
.
.
“Bem-aventurados os que creem sem terem visto, disse Jesus, porque estes não duvidam do poder de Deus”.

KARDEC, Alan. O livro dos médiuns. Boa Nova Editora, 2004.

3 comentários:

Pedro Estellita Lins disse...

Vegetarianos, assim como qualquer grupo fechado e radical, tem preconceito. Os outros é que estão errados, os outros é que são ruins... As escolhas de cada um, é interessante caber só a tal pessoa mesmo. Usar isso como propaganda é baixar o nível. Se você é vegetariano, tudo bem. Se eu como carne e gosto disso, tudo bem. Agora, não vem falar do meu jeito não que vai tomar porrada mesmo. Até porque, como eles colocam, assassino por assassino, a natureza nos fez assim e, para continuarmos vivos, alguém tem que morrer, seja planta ou seja animal. Pequenos grupos não procuram o equilíbro e sim interesses.
Comer é um pecado e é isso que vai me matar. uahuahau
Beijos, Crá!

Hua disse...

Oi Clarissa,

um detalhe e um incentivo:

'Vegan' é diferente de 'Vegetarian'. Pelo seu plano, acho que no seu caso o termo correto seria 'Vegetarian'.

Agora a parte importante, um incentivo :)

Why Graham Hill Is a Weekday Vegetarian: http://www.treehugger.com/files/2010/05/why-graham-hill-is-a-weekday-vegetarian-and-why-you-should-be-too-video.php

Cla452 disse...

É, eu não fazia ideia da enorme diferença de um pro outro.