sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Fausto Vol. 2

Poema dramático

POETA SATÍRICO
Sabem o que a mim, poeta,
Deveras agradaria?
É poder cantar e dizer
O que ninguém quer ouvir.
(pág.251)

ARAUTO
(...) Ao lado marcham acorrentadas duas nobres mulheres; uma parece ansiosa e a outra, alegre; a primeira deseja a liberdade e a segunda sente-se livre. Que cada uma delas diga quem é!
(pág.254)

Galeria obscura (pág.274)

Fausto. Mefistófeles.

MEFISTÓFELES
Caminho não há! Ele leva ao inexplorado que é impossível explorar! Leva ao inalcançado que não se pode alcançar! Estás pronto? Não há que forçar fechaduras nem afastar ferrolhos; terás que vagar na solidão absoluta. Tens uma ideia do que seja deserto e solidão?

FAUSTO
(...) No meu trato com o mundo, não tive que aprender o vácuo e ensinar o nada? Se eu dizia palavras sensatas, os protestos soavam em dobro nos meus ouvidos. Tanto me atacaram que precisei refugiar-me na solidão e nas regiões desertas; para não viver totalmente só e enclausurado, tive até de apelar para o Diabo!

(...)

MEFISTÓFELES
Então és tão tapado que uma palavra nova te desconcerta? Só queres ouvir aquilo que já ouviste? Não te deixes confundir, por mais que pareça estranho. Afinal, já estás acostumado com as coisas fora do comum.

Nenhum comentário: