domingo, 26 de dezembro de 2010

Passos para mudar

Existem aquelas pessoas que acham que os outros não podem mudar, mas se você mesmo encara as mudanças como algo constante em sua vida, essa realidade passa a ser possível nos outros.

Para mudar é preciso exercitar algumas ferramentas. A reflexão deve ser constante, juntamente com a observação das reações dos outros como as de si mesmo para com o mundo. A finalidade aqui é identificar os seus defeitos para então poder desenvolver estratégias para que a mudança ocorra.

E para refletir é preciso, primeiramente, ter em mente virtudes e defeitos para se poder categorizar o que for encontrando e reconhecendo como seus padrões de reações.

Eu venho aplicando esse método já faz algum tempo, buscando sempre aumentar o meu repertório do que seria correto e do que seria errado. Com o tempo, consegue-se identificar o que seria uma sensação de inveja instantâneamente, por exemplo, sendo possível fazer com que ela desapareça rapidamente. É como se eu fosse me sensibilizado, criando aversões ao que considero prejudicial.

Algumas virtudes: amor, ternura, coragem, otimismo, bondade, filantropia, renúncia.
Alguns vícios: ódio, pessimismo, avareza, medo, ciúme, inveja, melancolia, crueldade, egoísmo.

Quando eu me deparava repleta de pensamentos do que chamam “baixa vibração”, eu ficava um pouco perdida, não sabia como me livrar deles, mas com o tempo fui aprendendo a sublimá-los pela prática do bem.

Alguns vícios são mais difíceis do que outros, obviamente, e varia de pessoa para pessoa o nível que eles existem, porém, quando se percebe o exato momento que você consegue quebrar o ciclo e responder de outra forma, sente-se mais força para lidar com os vícios mais difíceis, é uma sensação que não tem preço.

Nenhum comentário: