domingo, 24 de fevereiro de 2013

No pain no gain

Assassínio
24/2/13

Olhos mortos
Opacos e saltados
Peixe que não mais se debate
Reina o silêncio e a dor
.
.
Se as emoções levam ao sentimento e tudo isso é aprendizado, aceito. Um pouco a contra gosto, sofrendo por ignorância, presa ao erro, presa ao que machuca. Obsedio à minha própria alma, coitada, em frangalhos, agoniza no chão. E eu sem poder lhe estender a mão...ainda não.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Evolução e destino

“O mal está determinado no conteúdo do nosso destino?

Ninguém nasce destinado ao mal, porque semelhante disposição derrogaria os fundamentos do Bem Eterno sobre os quais se levanta a Obra de Deus.

O espírito renascente no berço terrestre traz consigo a provação expiatória a que deve ser conduzido ou a tarefa redentora que ele próprio escolheu, de conformidade com os débitos contraídos.

Prevalesce aí o mesmo princípio que vige para as sociedades terrestres, pelo qual, se o homem é malfeitor confesso, deve ser segregado em estabelecimento correcional adequado para a reeducação precisa, e, se é apenas aprendiz no campo da experiência, com dívidas e créditos, sem falta grave a resgatar, é justo possa pedir às autoridades superiores, que lhe presidem os movimentos, o gênero de trabalho ou de luta em que se sinta mais apto ao serviço de auto-aperfeiçoamento. Entendamos, porém, que, se perpetrou delito passível de dolorosa punição, não é ele internado na penitenciária ou no trabalho reparador para que se desmande, deliberadamente, em delitos maiores, o que apenas lhe agravaria as culpas já formadas perante a Lei.

É natural que o devedor, nessa ou naquela forma de resgate, venha a sofrer fortes impulsos a recidivas no erro em que faliu, tanto maiores quão mais extenso lhe tenha sido o transviamento moral; entretanto, a provação deve ser assimilada como recurso de emenda, nunca por vávula de expansão das dívidas assumidas.

Desse modo, ninguém recebe do Plano Superior a determinação de ser relapso ou vicioso, madraço ou delinquente, com passagem justificada no latrocínio ou na dipsomania, no meretrício ou na ociosidade, no homicídio ou no suicídio. Padecemos sim, nesse ou naquele setor da vida, durante a recapitulação de nossas próprias experiências, o impulso de enveredar por esse ou aquele caminho menos digno, mas isso constitui a influência de nosso passado em nós, instilando-nos a tentação, originariamente toda nossa, de tornar a ser o que já fomos, em contraposição ao que devemos ser.” (pág.210)

VIEIRA, Waldo e XAVIER, Francisco Cândido. “Evolução e destino” In: Evolução em dois mundos. FEB, 1959.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Uau

“Em novembro de 1974, aos vinte e três anos, iniciando-se no jornalismo, José Castello enviou um conto para Clarice Lispector e recebeu uma resposta sucinta e direta: 'Com medo ninguém consegue escrever ...'.”

Uau, até as frases mais banais da Clarice são cheias de vida!
.
.
Vai dar tudo certo.
.
.
Nikita é super esperta; ela estava com dois laçinhos depois do banho e conseguiu tirar um. Quando a Diana perguntou onde ele estava, ela foi buscar o.O
.
.

“O impossível não existe, o que existe é a nossa incapacidade presente para atingir o que se pretende.” - Palestra 41, Caminho da Renovação.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Renovar

Muito recentemente, ontem, deparei-me com uma bifurcação – fechar-me ou continuar aberta para a vida. Considerei a primeira opção como um reflexo e vivenciei o que seria a vida sem cor e movimento. Detestei. Reagrupei no pensamento o que significava estar aberta e como eu poderia levar isso adiante, assim como as consequências de tal decisão. A mente é incrível, ao juntar conceitos e experiências e extrair conclusões e resoluções. A poderação não durou mais que cinco minutos, a escolha e seus efeitos reverberarão pela eternidade. É preciso aprender sobre o equilíbrio, sobre a compreensão, sobre amar sem esperar nada em troca. A vida me ajuda a montar novas formas de ser, com um texto aqui, uma palestra ali; tudo em prol do crescimento.
.
.
“A esperança – espera do futuro, ou permanência do passado –, ao matar o presente, elimina a vida.”

CASTELLO, José. A poeta do presente. In: Prosa e Verso, O Globo, 16 de fevereiro de 2013.
.
.
Será que agora consigo voltar a escrever?!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Rest in peace

I died
So many years ago
But you can make me feel
Like it isn't so
And why you come to be with me
I think I finally know
mmm-mmm

You're scared
Ashamed of what you feel
And you can't tell the ones you love
You know they couldn't deal
Whisper in a dead man's ear
It doesn't make it real
That's great

But I don't wanna play
'Cause being with you touches me
More than I can say
And since I’m only dead to you
I’m saying stay away and
Let me rest in peace

Let me rest in peace
Let me get some sleep
Let me take my love and bury it
In a hole 6-foot deep
I can lay my body down
But I can't find my, sweet release
So let me rest in peace

You know,
You got a willing slave
And You just love to play the thought
That you might misbehave
But Till you do,
I'm telling you
Stop visiting my grave
Let me rest in peace

I know I should go
But I follow you like a man possessed
There's a traitor here beneath my breast
And it hurts me more than you've ever guessed
If my heart could beat, it would break my chest
but I can see you're unimpressed
So leave me be and

Let me rest in peace
Let me get some sleep
Let me take my love and bury it
Im a hole 6-foot deep
I can lay my body down
But I can't find my sweet release
Let me rest in peace
Why won't you
Let me rest in peace?

Spike's song – Buffy the musical: Once more with feeling