Eu não
ia falar de cotas, certo? Mas o tema está em todo o canto e não tem
como evitar. Acabei de ler um texto do Elio Gaspari que saiu no
Globo, e uma parte chamou minha atenção,
“As
pesquisas indicam que os cotistas tiveram desempenhos iguais ou até
superiores aos dos demais.”
E eu fiquei encucada,
tenho procurado estudos e pesquisas pela Internet e nada. Pensei em
enviar um e-mail para o autor, pedindo as fontes e...nada de ter o
contato no jornal. Por uma pesquisa rápida, o Elio Gaspari não tem
nenhum e-mail publicado na rede. Fiquei chateada, achei que
conseguiria começar a desvendar esse mistério do impacto das cotas
nas Universidades. E deparei-me com um texto, justamente
criticando o dito cujo e sua matéria. Afinal, após a leitura da
crítica, já penso em desconsiderar qualquer coisa que o Elio
Gaspari fale, e eu já tinha achado o texto mesmo sem pé nem cabeça.
Quanto ao que penso sobre
as cotas, tenho a opinião daqueles que defendem uma melhora no
ensino fundamental e médio - Isso não mudou. Entretanto, dar chance aos alunos
melhores que se sentem desnivelados contra àqueles que têm a
oportunidade de pagar por um ensino melhor, até que essa ideia estava crescendo
dentro de mim, mas aumentar esse número para 50% das vagas, é
apostar numa política de emburrecimento.
Eu sei que melhorar toda
a educação não é algo fácil, mas não vejo estratégias por
parte do Governo. Há apenas essas leis para o povo ver e achar (isso
engana alguém?) que o governo está cuidando dos seus direitos. O
direito primordial, aquele que está garantido na Constituição
Federal é de educação e não
“cotas-para-entrar-na-Universidade-sabendo-menos-do-que-o-mínimo-necessário-para-competir-com-quem-está-melhor-preparado”.
Por que não há proposta de plano de carreira para professores? Por
que não há proposta de colocar equipes de profissionais concursados
dentro das escolas? Por que não há proposta de se construir mais
escolas para diminuir o número de alunos por sala? Cada uma dessas
propostas sozinhas, já contribuiriam para o início de mudança e
somadas podem ser a solução que o brasileiro tanto anseia para a
educação do país.
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