Por favor, me acompanhem. Sabe quando você tem um trabalho pra escrever que você sabe que exigirá uma enorme atenção sua para articular diversas idéias, muito a ser dito e muito a ser organizado e argumentado. Não sabe? Pois é um pouco desesperador, essa fase antes de começar a escrever mesmo, dá um frio na barriga, porque você não tem certeza por onde começar e o pior a se fazer é adiar. O que se deve fazer é sentar e traçar um plano de ação. E eu tenho a solução para os seus problemas!
O que eu faço é dividir meus dias e horários com antecedência e determinar pequenas tarefas até me sentir preparada pra escrever. Eu tenho que redigir uma reflexão sobre a teoria da argumentação, sobre as aulas todas que tive em no mínimo três páginas e no máximo dez, aplicando o que foi visto em sala, tudo isso pra daqui a duas semanas. Eu já decidi que dedicarei meus dois fins de semana para isso, e quatro dias é bastante coisa. Eu tenho tempo para tentar algumas abordagens e escolher a melhor forma de análise. A minha idéia é começar pegando anotações e os resumos, passar por tudo, levantar questões e acaba que o que eu tenho a dizer vai se construindo, às vezes sem eu perceber. O importante é definir as questões básicas a serem respondidas e depois os assuntos periféricos, as ramificações.
Mesmo eu sentindo uma certa pressão, um estresse antes de começar realmente, escrever e organizar meu pensamento é a coisa que me dá mais prazer. Não é a toa que eu mantenho o blog atualizado, com os meus questionamentos alinhados e prontos para serem degustados.
Ter a sensação de que aprendi o suficiente para desenvolver um texto não tem preço.
O que eu faço é dividir meus dias e horários com antecedência e determinar pequenas tarefas até me sentir preparada pra escrever. Eu tenho que redigir uma reflexão sobre a teoria da argumentação, sobre as aulas todas que tive em no mínimo três páginas e no máximo dez, aplicando o que foi visto em sala, tudo isso pra daqui a duas semanas. Eu já decidi que dedicarei meus dois fins de semana para isso, e quatro dias é bastante coisa. Eu tenho tempo para tentar algumas abordagens e escolher a melhor forma de análise. A minha idéia é começar pegando anotações e os resumos, passar por tudo, levantar questões e acaba que o que eu tenho a dizer vai se construindo, às vezes sem eu perceber. O importante é definir as questões básicas a serem respondidas e depois os assuntos periféricos, as ramificações.
Mesmo eu sentindo uma certa pressão, um estresse antes de começar realmente, escrever e organizar meu pensamento é a coisa que me dá mais prazer. Não é a toa que eu mantenho o blog atualizado, com os meus questionamentos alinhados e prontos para serem degustados.
Ter a sensação de que aprendi o suficiente para desenvolver um texto não tem preço.
Um comentário:
Maneiro hein...sei que não se aplica, mas aqui no trabalho também ocorre muito isso.. prazos curtos para trabalhos enormes..eu normalmente fico desesperado e quero que isso sempre seja adiado hehehehe.. mas quando não dá mesmo, o melhor é "perder" um dia só montando um plano de ação pra saber onde exatamente pegar o trilho.
Já perdi muito tentando fazer no desespero. Sempre dá errado no final.
"Perde-se um dia e ganha-se 10" ;)
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