sexta-feira, 30 de setembro de 2011

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Inspira

"O Espiritismo, além do objetivo importante de ajudar o homem, a descobrir a sua própria imortalidade e significação no Cosmo, através do serviço mediúnico benfeitor, ele também rompe mais cedo os grilhões do Carma humano pregresso. É evidente que todas as horas empregadas pelo homem nas tarefas espirituais, tanto o afastam do contacto prejudicial com as paixões inferiores, como os livram das ligações perigosas com os espíritos das sombras." (pág.109)

RAMATÍS. Mediunidade de Cura. 1989.
.
.
“(...) No meio da sala, o menino deu um verdadeiro show de declamação! O poema referia-se a um analfabeto que havia recebido uma carta e aflito fazia conjecturas sobre o conteúdo da mesma; seria da mãe ausente? Teria ela morrido?... Domingos gesticulava, suava, chegou a chorar de emoção, parecia que tudo o que os versos diziam era realidade. Extasiada diante de tão grande artista, senti-me, ao mesmo tempo, arrasada e encantada.” (pág.191)

GATTAI, Zélia. Anarquistas, Graças a Deus. Rio de Janeiro: Record, 1994.
.
.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cura

Pergunta: Que dizeis sobre a saúde física e a saúde espiritual, quanto à sua estreita relação ou dependência recíproca durante a vida do espírito encarnado?

Ramatís: (...) Considerando, então, que, todos os atos têm como causa ou matriz, o pensamento (do espírito), torna-se evidente que os pecadores são enfermos da alma. E, ao contrário do que estabelece a ética da maioria das religiões, as suas transgressões não ofendem a Deus; mas, a eles próprios, exclusivamente.

(...) Durante os momentos pecaminosos, o homem mobiliza e atrai, do mundo oculto, os fluidos do instinto animal, os quais, na sua “explosão emocional”, convertem-se num resíduo denso e tóxico, que adere ao corpo astral ou perispírito, dificultando, então, ao homem estabelecer ligação com os espíritos do plano superior, devido ao abaixamento da sua vibração mental. E se ele não reage, termina por embrutecer-se. Porém, mais cedo ou mais tarde a consciência do pecador dá rebate; e então, o espírito decide recuperar-se e alijar a “caixa tóxica” que o atormenta. Mas, nessa emergência, embora o pecador já arrependido, esteja disposto a uma reação construtiva no sentido de purificar-se, ele não pode subtrair-se aos imperativos da lei cármica (causa e efeito) do Universo Moral, ou seja: - a recuperação da saúde moral do seu espírito enfermo, só poderá ser conseguida mediante aquele esmeril que se chama Dor e o lapidário que se chama Tempo. E, assim, como decorrência de tal determinismo, o corpo físico que ele veste agora, ou outro, em reencarnação futura, terá de ser, justamente, o dreno ou válvula de escape para expurgar os fluidos deletérios que o intoxicam e lhe impedem de firmar a sua marcha na estrada da evolução.

As toxinas psíquicas, durante a purificação perispiritual convergem para os tecidos, órgãos ou regiões do corpo; mas insistimos em explicar que esse expurgo deletério processado do perispírito para carne, produz as manifestações enfermiças de acordo com a maior ou menor resistência biológica do enfermo. Entretanto, os técnicos do Espaço podem acelerar ou reduzir o descenso dos fluidos mórbidos, podendo também transferi-los para serem expurgados na existência seguinte ou então serem absorvidos nos “charcos” do Além, se assim for de conveniência educativa para o espírito em prova. De qualquer modo, a provação será condicionada ao velho provérbio de que “Deus não dá fardo ou uma cruz superior às forças de quem tem de carregá-la”. (pág.44)

RAMATÍS. Mediunidade de Cura. 1989.

domingo, 25 de setembro de 2011

sábado, 24 de setembro de 2011

CoincidênciaS

Madness can really get in the way of living a life. It reaches for the unbalanced ones. Those who don’t have their big goals set, those who lose their focus easily, those who don’t know how to adapt to the various situations of life, those who think their burden are too heavy to carry. Those who are weak. Weak minds are taken over by the overwhelming, everything gets lost – identity, dreams, the sense of how to be with others –, memories get tainted.

Loneliness can get you mad. Routine can get you mad. Focusing too hard on something can get you mad.

Fight for your sanity!
.
.
Presente seguido de “não é nada pessoal” é preocupante rs

Eu tinha escrito essas linhas acima no início da semana...ontem, Nat me deu o livro “A Loucura Sob Novo Prisma” do Bezerra de Menezes.

E ainda!

Na aula de ontem, de todos os livros do Bezerra de Menezes, a palestrante resolveu mencionar justamente esse aí, que a Nat me deu. O.o

sábado, 17 de setembro de 2011

Repouso

Recuperando-me de um resfriado repentino, difícil dormir e até mesmo escovar os dentes quando se tem que respirar pela boca; tive então bastante tempo de repouso. Fiquei preocupada com a nossa relação com a tecnologia e ouvi música.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Há 1000 anos atrás...

Eu nunca imaginaria que seria possível assistir um programa de televisão ao vivo pela Internet, e não só se pode fazer isso aqui no Brasil, como podemos assistir programas do exterior!!! Impensável há dez anos atrás.

Streaming ao vivo do jornal KTLA 5 Morning News.
.
.
Incompreensões que temos que aturar...

C: Hoje não vou comer carne...e nem amanhã...
M: Qual é o seu problema???

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Boa notícia?

Mãe: Clarissa!
Clarissa para Nat: Aposto que é para falar do forum.
Pai do quarto para mãe: Você não vai falar do forum não, né?!

No quarto…

Clarissa: Vai falar do forum de novo, mãe?
Mãe: Não, hoje tem Miss Universo.
Clarissa: Sei.

Chegando perto do computador dela…

Clarissa: A-ha! Eu sabia!
*Mãe tapando a tela do computador*

5 minutos depois…

Mãe: Lá no forum disseram que…

Minha mãe só me chama para falar do forum hoje em dia rs
.
.
Tem gente que não sabe lidar com situações, esbraveja e joga o corpo fora.
.
.
Feeling beautiful, cause or consequence?

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Eu [coração]

Vislumbrava uma linha reta e os obstáculos revelavam o que desconhecia; os novos caminhos pavimentavam passeios ainda mais próximos da verdade.
.
.
Prefiro um sorriso sincero e caloroso a estar certa.
.
.

sábado, 10 de setembro de 2011

Entrega

08/09/11

São 10 horas da manhã
Tic-Tac

O sol esquenta (e queima)
Tic-Tac

A lama seca
Tic-Tac

O barro trinca
Tic-Tac

E o pó levanta
Tic-Tac

A alma que estava presa flutua
Tic-Tac

Livre, leve, em busca
Tic-Tac

A alma indaga:
“Onde vou me deixar estar?
Onde vou me entregar?
Perder-me para me encontrar?”
Tic-Tac

Foi só a alma não mais
Suja de lama indagar
Para a oportunidade chegar
Tic-Tac

E ali, naquele lugar,
no jardim prestes a se formar,
Rosas puseram-se a brotar.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Coração versus Cérebro

Nat, outro dia, descobriu que o amigo dela era espírita (eles estão por toda parte!) e mostrou-se um pouco incomodada com a forma com que ele falava da doutrina, algo com o tom de tentativa de conversão, com ar de dono da verdade. Perto dela eu já tomo esse cuidado naturalmente, ela sempre foi um pouco resistente, para mim sempre foi algo que me fazia sentir bem, por isso, eu não costumo insistir com algumas curiosidades ou assuntos perto dela.

Acho muito curioso que para algumas pessoas certas coisas são tão claras e outras não. E isso não acontece só com religião, mas igualmente com qualquer assunto na verdade.

Acabei de ler no jornal sobre um físico, Leonard Mlodinow, defendendo o acaso em nossas vidas em detrimento de Deus. Primeiro, eu não quis nem ler a reportagem, mas fiquei curiosa sobre os seus argumentos, e fiquei feliz por ter superado o meu preconceito. Ele simplesmente não consegue enxergar no mundo provas de que Deus exista, por isso, prega o que acredita. Engraçado, que tem gente que não acredita nem vendo, então fica difícil.

Em dado momento, na entrevista, quando perguntado se seria ateu, ele falou de uma realização que ele teve sobre suas próprias crenças:

“Em uma entrevista perguntaram-me se eu acreditava que havia vida inteligente em algum outro lugar do Universo. É engraçado porque eu creio nisso, embora não haja nenhuma razão científica para tal. Assim, eu entendo por que as pessoas têm fé em Deus por que eu sinto essa mesma fé, mas pelo menos reconheço que não tenho bases para acreditar nisso”.

Eu enxergo Deus em todo lugar; na natureza, em mim mesma quando encontro um amigo querido, na gargalhada de uma criança, nas palavras carinhosas de um desconhecido, na caridade e em tantos outros lugares.

O meu ímpeto tinha sido escrever sobre alguns conceitos espíritas, mas acho que Deus não está em palavras e sim em sentimentos, não adiantaria ler sobre Deus se a pessoa não se sente aberta a vivenciá-lo.

No entanto, gostaria de deixar registrado algo, o físico não consegue enxergar Deus nas situações que acontecem no cotidiano, e uma imagem me veio na cabeça, algo que provavelmente já foi dito por inúmeras pessoas (acho que até já li um conto do Veríssimo falando isso), mas me pareceu pertinente.

Imagine Deus como o diretor de uma empresa muito grande, os funcionários na fábrica ouvem falar dele de vez em quando, eles têm mais contato com seus supervisores diretos, gerentes, e à medida que vão subindo os níveis de hierarquia, mais contato se tem com o diretor. Todos nós somos trabalhadores na fábrica, e aqueles que têm Deus em seus pensamentos estão buscando subir esses níveis de hierarquia. Se não O enxergamos, nunca poderemos subir na escala da promoção.

Quando falo Deus, essa palavra remete a tudo de positivo e perfeito que possamos imaginar. Sugiro que releia o último parágrafo tendo isso em mente agora, e verá a diferença na leitura.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Verdade verde-amarela?

Curiosamente, o filme LANTERNA VERDE me surpreendeu em um aspecto. Não me prendo nem um pouco à narrativa, às atuações ou ao roteiro. Falo da história em si, da essência dos guardiões. Alguma cena, algum olhar, algum momento, me fez acreditar na superação do medo. Saí da sala de cinema com a sensação de fé renovada, mesmo que o assunto não tenha sido exatamente explorado. Bastou uma centelha para me catapultar para o mar que existe aqui dentro de mim.
.
.
Why did it feel so right and so wrong to desire those lips? They both wanted, but was it genuine? Did the reasons matter? Were they in tuned with their own selves, with their way of living and beliefs? Why was it so hard to have a life, a good life, one that they wouldn’t be ashamed of living? One they would be living truthfully.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Casa da Ciência – Guerra Sem Cortes (2007)

Apesar de não assistir filmes de guerra normalmente, fiz uma exceção para o tema. O palestrante Karl Erik Schollhammer começou falando sobre a nova imagem de guerra que se propõe pela visão cinematográfica, explorando novas mídias através das linguagens digitais. O diretor, Brian de Palma, nunca aparece como narrador, o filme é montado pelas vozes dos outros, pelas vozes da sociedade.

Pudemos presenciar uma forma diferente de apresentação do filme de guerra, pois não era nem documentário assumido ou ficção totalmente, era uma terceira maneira de contar a história real, recriando com uma linguagem digital.

Karl Erik nos passou sua interpretação do objetivo do filme que seria uma versão informal da comunicação digital. Em dado momento, duvidamos do que estamos vendo, não sabemos ao certo se estamos diante do real ou da encenação.

Um outro ponto crucial para o desenrolar de sua fala foi o olhar que não é de fora, como em um documentário comum, o filme se apresenta a partir de olhares de dentro dos próprios acontecimentos, o “olhar embarcado”. Temos, assim, uma proximidade dos atos de guerra.

A tentação do personagem principal de criar o seu próprio filme a partir da experiência da guerra é tão grande, que ele se dispõe a participar de crimes para ter o que filmar. A verdade está sempre em questão.

Karl Erik ainda recomendou dois outros filmes de temáticas semelhantes, o dinamarquês, Armadillo (2010), e o norte-americano, Restrepo (2010).
.
.
Próxima sessão do cineclube da Casa da Ciência: 01 de OUTUBRO com o filme OBRIGADO POR FUMAR (2005) de JASON REITMAN, o palestrante IVAN DA COSTA MARQUES e a palestra ALEGAR QUE CIGARROS NÃO VICIAM REQUER PROVAS.

domingo, 4 de setembro de 2011

Defesa do consumidor

Nossa tevê da LG já apresentava alguns problemas há algum tempo; levava minutos para ligar e estalava enquanto tentava. Percebemos que levava mais tempo para ligar quando era ligada pela primeira vez, quando “aquecida”, funcionava sem problemas.

Com uma pesquisa rápida na Internet, descobrimos que o defeito não só nos atingia, como também, atingia inúmeros outros consumidores. Até mesmo uma decisão judicial já obrigava a LG a fazer um recall por conta de certos capacitores. No entanto, para dificultar a nossa vida, o capacitor do recall nem sempre é o queimado, e fica um empurra-empurra da LG e da assistência técnica.

Abrimos a tevê e, para nossa surpresa, vários capacitores tinham uma marcação com caneta azul, estando três deles estufados. Para resolver de vez o problema, substituímos todos os oito capacitores marcados, e, a tevê vai muito bem, obrigada.

A situação condiz muito bem com o documentário THE STORY OF STUFF.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pilha III

Nova lista!

> Anarquistas, Graças a Deus (Zélia Gattai)
> Um Lugar Ao Sol (Érico Veríssimo)
> Antologia do Conto Mundial 4 (Do Romantismo ao Realismo)
> Coração de Vidro (José Mauro de Vasconcelos)
> Seminário dos Ratos (Lygia Fagundes Telles)
> A Arte de Amar (Erich Fromm)

Ainda da biblioteca daqui de casa...CCBB só em outubro! Mal posso esperar! Se é que não vai demorar ainda mais aquela obra...

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Passatempo

Dr. Max: What do you wanna do?
Mr. Smith: Blow up the Earth!
Dr. Max: What´s your second choice?
Mr. Smith: Make my mother love me!
Dr. Max: We can´t make anybody do anything, we can only present opportunities that people choose to acknowledge or not.

319 Lois & Clark The New Adventures of Superman
.
.
Pedro: Eu nunca sei quem é o Mulder e quem é a Scully...
Clarissa: Bom, parece que o seu inconsciente sabe.