terça-feira, 30 de novembro de 2010

A inspiração que volta!

Minha mãe ontem estava inspirada: achou uma blusa da minha irmã e R$ 15,00 meus que eu tinha perdido =D
.
.
Na Cromoterapia de ontem falaram sobre a evolução de Jesus e interpretaram a parábola de Lázaro e o rico. Um tempo atrás eu quis ler sobre a vida de Jesus, mas não a Bíblia; eu queria ler algo que tivesse a vida de Jesus pela visão espírita, e ontem achei o livro que queria: “Sublime Peregrino” de Ramatis, será minha próxima leitura espírita.

Eu tenho feito assim há alguns meses, leio dois livros ao mesmo tempo, um espírita e outro de literatura – o esquema tem funcionado bem.
.
.
Já tenho quatro ideias de postagens para os próximos dias, agora só preciso de ócio pra escrever.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Leve e fluida

Não parece estranho pedir proteção divina para aqueles que vão para guerra? Proteção essa para não morrer enquanto se mata o inimigo.
.
.
“O nosso azar foi que você tinha medo e eu não sabia o queria”.
.
.
Quem aí está preparado para cozinhar no verão?! 32 graus aqui no quarto o.O
.
.
Eu estou precisando me apaixonar de novo.

sábado, 27 de novembro de 2010

Hipocrisia?

Às vezes eu gosto de me atacar.
.
.
“É óbvio que as principais providências para o alevantamento moral e libertação dos vícios e das paixões perigosas da Terra teriam que partir primeiramente dos vossos próprios maiorais ou responsáveis pelo comando das massas. Entretanto, é fácil verificar que os dirigentes do vosso mundo não se interessam com seriedade pela solução desse e de outros cruciantes problemas, pois não lhes sobra tempo para tal, preocupados como estão com as conquistas terrenas e até com a conquista do Espaço, curiosos, também, por saber o que se passa em outros planetas!” [Fisiologia da Alma – Ramatis]

Curiosamente tenho estado um pouco sensível a julgamentos alheios, no sentido de me sentir mal ao ouvir alguém criticando outra pessoa; chega a ser físico, um desconforto com uma força inédita. Por que não podemos ver o lado positivo das coisas? Nesse texto acima, senti-me um pouco enojada com o desprezo explicitado por nós que somos imperfeitos.

Bom, relendo, agora, talvez o texto esteja mais para o lado realista...talvez eu esteja colocando chifre em cabeça de cavalo. Ah, quer saber, não sei mais o que pensar.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Feliz aniversário, vó!

Quando chegamos na vovó, uma velhinha segurava um ursinho de pelúcia, achei fantástico! Ele era encardido e ela segurava como se fosse uma menininha. Enquanto passávamos para chegar até a vovó, a velhinha ao lado da que segurava o ursinho já foi estendendo a mão, pronta para agarrar a primeira pessoa que passasse. Atenta, eu desviei. A Débora não foi tão sagaz...rs A velhinha perguntou se a pedrinha da blusa dela era de ouro e pediu uma o.O E ainda sugeriu que ela deixasse o cabelo crescer e que pintasse de louro rs

Quando nos despedimos da vovó, passamos de novo pelo mesmo caminho, e a velhinha gananciosa me pediu um beijo de despedida! Tive que dar, né?! E a velhinha do lado, não queria ficar de fora, afinal, era beijo de graça rs “eu quero um beijo também”. E lá fui eu rs A Nat também não deu sorte, a velhinha que a parou e agarrou pelo braço pediu que ela deitasse no colo dela o.O


É sempre divertido visitar a vovó! =)

Visitando a vovó ~ Dia das mães na vovó

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Caos no Rio

Hoje foi um dia diferente. Fui pra aula de manhã, teve festinha de aniversário da vovó de tarde e eu ia na colação da Livinha, depois íamos pra Lapa, ver o show do Lenine de graça. Só que o terrorismo que anda solto pela cidade me impediu. Ainda na festinha, pessoal já falava que iam fechar o metrô e que vários ônibus tinham sido queimados aqui perto de casa o.O Japa postou um mapa do Google com todas as atividades terroristas que vêm acontecendo. Pior que ouvi dizer que não é só ação de bandido, mas também da polícia – o que não duvido nada.

Era pra eu estudar então, mas passei a tarde toda preparando um material de inglês pra estudar com a Débora amanhã, seis folhas de exercícios! Só fui chegar perto do computador e da Internet agora, 8 da noite.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Lidos 2009

Minha lista de livros de 2009 foi espetacular! Acho que consegui minimizar os livros descartáveis e fiquei bastante satisfeita com o resultado. Li Kafka, Borges, Cortázar, Lispector, Ray Bradbury...foi realmente um ano especial. Além dessa lista regular, li ainda inúmeros livros para a monografia, então foi um ano bastante atarefado.

  1. Vida Antes da Vida de Sarah Hinze
  2. Felicidade Clandestina (contos) de Clarice Lispector
  3. Fahrenheit 451 de Ray Bradbury
  4. A Vida Íntima de Laura de Clarice Lispector
  5. A Mulher que matou os Peixes de Clarice Lispector
  6. Páginas de Sombra (contos) de Jorge Luis Borges
  7. Caminhos Espirituais: Livre Arbítrio de Jan Val Ellam
  8. Ficções (contos) de Jorge Luis Borges
  9. Elogio da Sombra (contos) de Jorge Luis Borges
  10. O Encontro Marcado de Fernando Sabino
  11. O Informe de Brodie (contos) de Jorge Luis Borges
  12. O Livro de Areia (contos) de Jorge Luis Borges
  13. Borges o mesmo e o outro de Álvaro Alves de Faria
  14. Conhecer Borges e a sua obra de Marcos Ricardo Barnatán
  15. O Estrangeiro de Albert Camus
  16. Carta ao Pai de Franz Kafka
  17. O Apanhador no Campo de Centeio de J.D. Salinger
  18. Fortaleza Digital de Dan Brown
  19. A Vingança do Judeu de Wera Krijanowsky
  20. Os Lobos dentro das Paredes de Neil Gaiman
  21. Tudo o que Sei Aprendi com a TV de Mark Rowland
  22. Quando Nietzsche Chorou de Irvin D. Yalom
Mais a bibliografia da minha monografia.
Lidos 2008 ~ Lidos 2007

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O poder do pensamento

“Eu não estou cansada. Eu transbordo energia”.

Desde segunda-feira, tenho usado as palavras para criar um novo padrão de pensamento. De manhã, eu estava cansada, mesmo depois de uma boa noite de sono, e me vi diante de alguém que parecia outra pessoa. Repeti as palavras acima algumas vezes, e não é que fez efeito? Agora é só transpor para qualquer área da sua vida. Mudança de atitude é o lema.
.
.
Cromoterapia: gostei das palestras e da cantoria ;) Como não podia deixar de ser, algumas de minhas inquietações foram acalentadas.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Seja positivo

Eu me dissocio, como um cientista que observa a sua experiência, o rato branco percorrendo o labirinto. Ao mesmo tempo que sou o cientista, sou o rato – divido-me. Vejo caminhos sem enxergar o fim. Vejo o caminho já percorrido e o que ainda está por vir. Paraliso. Como unir os dois? Como escolher entre um e outro? Como ser o que já se foi? Não há volta. Não há o que seguir. Não há o que perseguir, quando as possibilidades se esgotam. Reprogramar, mas com que dados? Com que combustível?

domingo, 21 de novembro de 2010

Peça, por favor

Meses atrás eu me sentia plena, e agora, não mais. O que mudou? Meses atrás eu fui me alimentando de novidades, o que me leva a pensar sobre a insatisfação com a rotina. Mesmo que seja uma boa rotina, sempre falta alguma coisa, sempre queremos mais. Essa sensação pode ser um pouco desgastante, por isso que inventaram as férias. Eu sinto falta delas.
.
.
Aí está, o amigo que tem me acompanhado. Eu queria poder dizer que a leitura me estimula, mas eu estaria mentindo.

.
.
Boa peça, ótimos momentos: Antes da Coisa Toda Começar.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Amo sentir!

“Two sides, two minds, two wills. We were two and then we were one. How could you decide our destiny without me? You killed yourself cause you couldn´t deal with the pain, did you think we couldn´t deal with the pain together? You killed our chance, and I will carry this scar forever, when we could have found comfort on each others flaws.”


Inspired on Sunil

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Perdi o jeito?

Faz tempo que não me encontro na situação em que estou. Quando nada consigo expressar. Eu não sei se é falta de foco, se é cansaço ou se é falta de estímulos. A verdade é que faz tempo que eu não tenho a sensação de dever cumprido. Na escola e na faculdade, acabava o período de estudo e chegavam as férias, vinha aquele alívio, aquela descompressão.

Esse ano não foi assim, e parece estar longe de acabar. Cada vez mais diminui o espaço dentro de mim para fluir coisas, como se a minha expressão e a descontração estivessem sendo expremidos em algum canto. Talvez agora seja culpa de hormônios; afinal, de alguma forma, consegui formar estes parágrafos. Eu estou um pouco sem ar, apática, sem vontades. Eu queria estar mais alegre, mas faltam motivos.
.
.
Você sabia?
Na natureza, existe um mecanismo de contingência de população de animais: se houver grande número de ratos em uma ninhada, eles começam a apresentar comportamento homossexual, para assim, evitar mais filhotes. Fonte: meu pai (ele deve ter visto em algum documentário).
.
.
Mordi minha língua. Eu tinha dito que tinha detestado o paciente Jesse da 3ª. temporada da série “Em Terapia”; realmente era um personagem muito revoltado para o meu gosto, pelo menos de iníco. Até cheguei a dizer que não assistiria os seus episódios, porém, agora, menos agressivo, demonstrandos apenas as incertezas e medos, ele parece uma boa pessoa. Ainda bem que não dei ouvidos ao meu preconceito.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Encontre as palavras!

Para quem assiste "Castle", talvez o jogo ficasse mais legal, pois são palavras típicas de episódios. Eu poderia deixar ele mais interessante sem dizer quais eram as palavras, mas resolvi deixar o jogo mais fácil, já discriminando as palavras a serem encontradas. Divirtam-se! Ou não...

domingo, 14 de novembro de 2010

Persistência

Cantodosaber: "Calando-te sempre, darás lugar à injustiça." Publílio Siro

Essa frase me lembra a sensação de fraude que teve o concurso do DPE/RJ, último que fiz. Eu tinha ficado revoltada e resolvi fazer algo a repeito, fazer denúncia ao MP, como outras pessoas fizeram. No entanto, escolho minhas batalhas, e esta não é uma delas.

Resumidamente, o que mais chamou minha atenção na aplicação da prova foram os cartões-respostas identificados, uma grande brecha para fraude. Fora isso, o mínimo para passar era acertar 70 em 100; após os recursos, sete questões foram anuladas e fiquei com 65 pontos. Bati na trave. Arrisco dizer que com um mínimo tão alto para passar, não conseguirão nem preencher as vagas disponíveis. Para o nível superior, o nível médio ainda não liberou a lista por algum erro qualquer, passaram 240 pessoas de 12.632 candidatos que fizeram a prova.

Em um concurso normal, o mínimo para passar teria sido 50% da prova e eu teria ficado até não muito ruim numa classificação. O jeito é continuar estudando.

Edit: Hum, saiu a lista. Na verdade minha colocação não ficaria nem um pouco boa (rs), eu ficaria em 1390º. Pra se ver a diferença que 5 pontos fazem. Foram 332 aprovados e ainda tem mais 186 habilitados.

sábado, 13 de novembro de 2010

blank

I hit a wall, and that´s all.

domingo, 7 de novembro de 2010

Conto

Na mesma época que mandei um conto para O Globo, participei de dois concursos do Paraná, um de poesia e outro de contos; o resultado saiu, não fui selecionada em nenhum...agora eu posso postar eles.

Dois em um

C. saiu de casa em direção à sua árvore favorita, arrastava um carrinho com alguns de seus tesouros: uma boneca, revistas, um livro de histórias de crianças. Este último, ela tinha ganhado na escola, de uma professora. O sol já estava alto, e a sombra da mangueira proporcionava um frescor único.

Sentada na grama rala, começou a tirar do carrinho os seus bens, tratando-os com o carinho que mereciam, um a um era tocado, sentido e apreciado. Dali a alguns minutos, já estava absorta em alguma brincadeira que era 99% imaginação, nem ouviu chegar o pequeno vizinho.

G. caminhava pelo muro e tinha uma vareta na mão, e devia estar brincando de qualquer brincadeira de menino. Ele acabou reparando em C., que estava embaixo da árvore mais próxima do muro, e parou, cruzou os braços, encheu o peito e ficou olhando um tempo para a menina, com ar de guarda. Quando ela percebeu a sua presença, as palavras saíram como se um instrumento fosse:

- O seu orgulho me fere.

E ele retrucou no mesmo tom, como se sua boca tivesse vida própria:

- A sua bondade me fere.

Como se repelidos, cada um continuou o que estava fazendo, antes daquela manifestação impensada. Com a vareta, G. começou a bater no muro, distraído, como se estivesse martelando, mas sem pregos. C. que já não mais estava só e percebia a presença do menino, foi-se irritando com aquilo e não se aguentou:

- Por que você me irrita? – ela perguntou em voz alta, mais para si do que para o menino.

- Você estava melhor sozinha? Você acha que eu destruo sua tranquilidade? A vida é assim.

- De onde será que vem essa repugnância, G.?

E ele deu de ombros, pois não sabia a resposta.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Boa noite

Não se enganem, muito do que eu escrevo tem o intuito de me convencer. Eu penso enquanto escrevo e mudo de opinião o tempo todo, pois que novas informações estão sempre chegando e enriquecendo o pensamento.
.
.
Hoje de tarde me veio uma sensação engraçada, uma palavra me veio na cabeça, eu sabia que era uma palavra, no entanto, não sabia qual, ela aparecia embaçada, e veio de repente, como se fosse um sonho se fazendo presente. Fiquei intrigada.
.
.
Amanhã dia cheio: aula e casamento. Boa noite!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Menos carne

“(...) melhor um carnívoro evangelizado do que um vegetariano anticrístico.” [Fisiologia da Alma – Ramatís]

Eu tenho percebido a influência da carne na minha alimentação, sinto-me mais pesada e com sensações exacerbadas. Essa semana devo ficar 4 dias sem comer carne; pra quem come alguma todo dia, espero conseguir identificar benefícios para o corpo e para a mente. Escolhi almôndega de soja e assado de berinjela para começar.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Filosofando

Adoro dialogar com crianças, especialmente com a Débora; gosto de fazê-la pensar e ouvir suas opiniões. Ela sempre foi muito curiosa e isso ajuda a ensinar. Adoro desenrolar sobre ética e moral, ela mostra-se aberta a conselhos e direcionamentos, e eu fico feliz de poder alimentá-la com questionamentos. É ótimo perceber a sua linha pensamento funcionando, as conclusões tiradas, as inquietações ingênuas, muito melhor ter esse tempo para nós do que passar o tempo vendo televisão ou no computador. Ontem ela me perguntou o que eu achava da afirmação de Aristóteles de que o governo deveria ser regido pelas melhores leis e não pelos melhores homens...e a conversa rendeu.
.
.
Saudades.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Amigos

Apesar de eu me isolar com mais frequência diante das circuntâncias da vida, consigo perceber que estar cercada de pessoas é a melhor forma de enfrentar o dia-a-dia.

Obrigada ao Pedro e ao Bizonho por alegrarem essa tarde chuvosa ;)